Notícias

Dê tempo para a aprendizagem
 

Dê tempo para a aprendizagem

Muitas vezes nos ocorre a impressão de que quanto mais tecnologias temos à disposição, menos tempo dispomos. Talvez seja culpa das responsabilidades que assumimos, até pode ser que tenhamos que nos convencer diariamente de que não há outra forma de viver hoje, quiçá seja o “natural” para nossa sociedade contemporânea.
Enfim, o que geralmente se dá é uma sensação constante de iminência, facilmente personificada pela correria nos grandes centros urbanos: temos pressa, queremos as coisas resolvidas para ontem, não temos paciência para coisas demoradas, oras, não temos tempo para isso – a vida demanda essa dinâmica! Entretanto, a coisa mais importante que podemos fazer ao longo das nossas vidas não se importa com essa urgência que resolvemos adotar: o aprender. Por isso, é fundamental refletirmos sobre essa contradição inerente aos tempos atuais, mesmo que seja do nosso desejo o caráter instantâneo das relações (vide o sucesso das redes sociais), a construção do aprender tem um tempo que lhe é próprio e precisa ser respeitado.
Durante a nossa vida escolar, mais do que construir um repertório de conhecimentos, devemos aprender a aprender, porque essa será a nossa principal ferramenta pra lidar com o mundo cada vez mais dinâmico. Nós defendemos o papel primordial de um acompanhamento durante essa fase tão importante na vida do indivíduo, edificado pela parceria entre o olhar pedagógico e o familiar.
Em suma, o processo de conhecer a si mesmo e ser capaz de aprender a estudar são os primeiros passos para que seja possível ser um aprendiz de fato. Para tal empreendimento, não há outra maneira que não seja dar ao processo o tempo que lhe é próprio, custe o tempo que custar. Não poderia ser diferente, pois os indivíduos são diferentes e, portanto, aprendem de diferentes maneiras.
whatsapp
whatsapp
facebook
instagram
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre